CAF lidera un préstamo sindicado de USD 137,5 mi para Banco Guayaquil
28 de diciembre de 2024
Dois estudantes da Universidade do Minho foram os ganadores do concurso, organizado por CAF -banco de desenvolvimento da América Latina e pelo Instituto para a Promoção da América Latina e do Caribe (IPDAL)
07 de octubre de 2021
Com o ensaio “A importância da luta contra a corrupção em tempos de pandemia: impacto das políticas anticorrupção no crescimento econômico”, Cristiana Gião, da Universidade do Minho, ganha o primeiro prêmio do Concurso de Ensaios Universitários #Ideasparaelfuturo em Portugal. Por outro lado, Tiago Alexandre Carvalho Eusébio, também da Universidade do Minho, obteve a Menção Especial com a sua análise sobre "Covid-19: Como podem sobreviver a América Latina e o Caribe?"
Como vencedores do concurso, esses jovens receberam o reconhecimento de José Antonio García Belaunde, representante do CAF para a Europa e de Paulo Neves, presidente do Instituto para a Promoção da América Latina e do Caribe (IPDAL). Adicionalmente, o vencedor da fase portuguesa concorrerá aos prêmios da fase Ibero-americana que, nesta edição, são: prêmio Guillermo Perry (USD 3.000), segundo prêmio (USD 2.000) e terceiro prêmio (USD 1.000); Esses prêmios serão entregues durante a Conferência CAF, que acontecerá em novembro de 2021, onde os vencedores poderão apresentar seus trabalhos.
Em seu discurso, José Antonio García Belaunde destacou que esta edição do “Ideias para o Futuro” teve como foco “reunir a visão de jovens universitários sobre como enfrentar o enorme desafio da recuperação pós-pandemia e como superar os múltiplos desafios para desenvolvimento que enfrenta a região latino-americana ”. “Os alunos premiados refletiram sobre aspectos tão importantes como a corrupção, um flagelo que afeta a América Latina e que limita significativamente nossa competitividade e produtividade”, acrescentou García Belaunde. O executivo do CAF concluiu a sua fala na cerimónia de entrega de prémios “Ideias para o Futuro”, afirmando que “para o CAF é essencial incorporar as vozes, ideias e propostas dos nossos jovens”.
Por seu turno, Paulo Neves, Presidente do IPDAL, manifestou a sua satisfação com esta nova colaboração entre o IPDAL e CAF, garantindo que nunca irá esquecer a ajuda que o banco atribuiu a Portugal durante o período mais crítico da pandemia COVID-19, por meio de uma doação ao Banco Alimentar contra a Fome. Adicionalmente, Paulo Neves defendeu que “é uma grande responsabilidade atribuir um prêmio aos alunos portugueses que falam, pensam e escrevem sobre o futuro”. Por fim, o presidente do Instituto reiterou a importância de promover o concurso em conjunto com universidades portuguesas para que os estudantes do país pensem nos desafios da América Latina e apresentem as suas soluções “com princípios, com ética e também com ousadia”.
Na 3ª edição do concurso de redação universitária “Ideias para o Futuro”, foram reunidos mais de 4.000 alunos da América Latina. A edição deste ano foi focada nas oportunidades para construir uma recuperação sustentável, ajudando a região a superar a crise de saúde, econômica e social que está passando como resultado da pandemia Covid-19.
“Ideias para o Futuro” é uma iniciativa do CAF que promove o intercâmbio e a discussão de ideias que contribuam para o desenvolvimento sustentável e a integração regional por meio da promoção dos melhores talentos universitários.
28 de diciembre de 2024
26 de diciembre de 2024
23 de diciembre de 2024