US$ 50 milhões para combater enchentes em São Caetano do Sul

Empréstimo concedido pelo CAF -banco de desenvolvimento da América Latina contará com obras de saneamento e mobilidade, além de planejamento da gestão tecnológica de resíduos

20 de octubre de 2022

Em evento realizado hoje em Brasília, foi assinado o contrato de empréstimo entre o CAF -banco de desenvolvimento da América Latina e a prefeitura de São Caetano do Sul, no valor de US$ 50 milhões, a serem destinados ao Programa de Desenvolvimento e Saneamento Ambiental (ReFundação) do município. A cerimônia contou com a presença do representante do CAF no Brasil, Jaime Holguín, do prefeito da cidade, José Auricchio Júnior e do procurador da Fazenda Nacional, Luiz Henrique Vasconcelos Alcoforado, além do secretário de governo do município, Jefferson Cirne da Costa.

“Estamos muito felizes em apoiarmos esse programa, que faz parte de um conjunto de soluções de demandas que já duram pelo menos 100 anos e que irão livrar os moradores das enchentes recorrentes, que afetam tanto o cotidiano da região da Fundação, a região mais antiga da cidade”, declarou Jaime Holguín.

“Essa operação vai nos possibilitar assegurar não apenas a manutenção do desenvolvimento estrutural e ambiental da nossa cidade, como também nos projeta um futuro dentro dos parâmametros mais modernos de governança, preocupação social e meio ambiente”, declarou o prefeito.

Os recursos financiados serão direcionados à melhora da gestão da água, da mobilidade urbana e da qualidade ambiental de São Caetano, por meio da implantação de infraestrutura para água, esgoto, drenagem, espaços verdes, geração de energia, mobilidade e inovações tecnológicas, que contribuem para a mitigação e a resilência climática. Entre as obras a serem realizadas, estão a construção de dois  reservatórios com capacidade de captação de até 165 mil m³, um muro de contenção de 4 quilômetros de entensão e a elevação de trechos da Avenida do Estado.

Suscríbete a nuestra newsletter