CAF e IPDAL entregam os prêmios da 3ª edição do concurso de ensaios universitários Ideias Para o Futuro, em Portugal
Dois estudantes da Universidade do Minho foram os ganadores do concurso, organizado por CAF -banco de desenvolvimento da América Latina e pelo Instituto para a Promoção da América Latina e do Caribe (IPDAL)
Com o ensaio “A importância da luta contra a corrupção em tempos de pandemia: impacto das políticas anticorrupção no crescimento econômico”, Cristiana Gião, da Universidade do Minho, ganha o primeiro prêmio do Concurso de Ensaios Universitários #Ideasparaelfuturo em Portugal. Por outro lado, Tiago Alexandre Carvalho Eusébio, também da Universidade do Minho, obteve a Menção Especial com a sua análise sobre "Covid-19: Como podem sobreviver a América Latina e o Caribe?"
Como vencedores do concurso, esses jovens receberam o reconhecimento de José Antonio García Belaunde, representante do CAF para a Europa e de Paulo Neves, presidente do Instituto para a Promoção da América Latina e do Caribe (IPDAL). Adicionalmente, o vencedor da fase portuguesa concorrerá aos prêmios da fase Ibero-americana que, nesta edição, são: prêmio Guillermo Perry (USD 3.000), segundo prêmio (USD 2.000) e terceiro prêmio (USD 1.000); Esses prêmios serão entregues durante a Conferência CAF, que acontecerá em novembro de 2021, onde os vencedores poderão apresentar seus trabalhos.
Em seu discurso, José Antonio García Belaunde destacou que esta edição do “Ideias para o Futuro” teve como foco “reunir a visão de jovens universitários sobre como enfrentar o enorme desafio da recuperação pós-pandemia e como superar os múltiplos desafios para desenvolvimento que enfrenta a região latino-americana ”. “Os alunos premiados refletiram sobre aspectos tão importantes como a corrupção, um flagelo que afeta a América Latina e que limita significativamente nossa competitividade e produtividade”, acrescentou García Belaunde. O executivo do CAF concluiu a sua fala na cerimónia de entrega de prémios “Ideias para o Futuro”, afirmando que “para o CAF é essencial incorporar as vozes, ideias e propostas dos nossos jovens”.
Por seu turno, Paulo Neves, Presidente do IPDAL, manifestou a sua satisfação com esta nova colaboração entre o IPDAL e CAF, garantindo que nunca irá esquecer a ajuda que o banco atribuiu a Portugal durante o período mais crítico da pandemia COVID-19, por meio de uma doação ao Banco Alimentar contra a Fome. Adicionalmente, Paulo Neves defendeu que “é uma grande responsabilidade atribuir um prêmio aos alunos portugueses que falam, pensam e escrevem sobre o futuro”. Por fim, o presidente do Instituto reiterou a importância de promover o concurso em conjunto com universidades portuguesas para que os estudantes do país pensem nos desafios da América Latina e apresentem as suas soluções “com princípios, com ética e também com ousadia”.
Na 3ª edição do concurso de redação universitária “Ideias para o Futuro”, foram reunidos mais de 4.000 alunos da América Latina. A edição deste ano foi focada nas oportunidades para construir uma recuperação sustentável, ajudando a região a superar a crise de saúde, econômica e social que está passando como resultado da pandemia Covid-19.
“Ideias para o Futuro” é uma iniciativa do CAF que promove o intercâmbio e a discussão de ideias que contribuam para o desenvolvimento sustentável e a integração regional por meio da promoção dos melhores talentos universitários.